ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia é um ramo da acupuntura que trata de doenças físicas e mentais por meio de estímulos nas orelhas, que possuem pontos de reflexos correspondentes aos órgãos e funções do corpo humano. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde mental, incluindo elas: a depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.

acupuntura.jpg

ATENDIMENTO PSIQUIATRICO

O paciente ao dar entrada na instituição, inicialmente passa pela avaliação medica, sendo definido se há real demanda para internação. Durante todo o processo de tratamento em internação, o paciente é assistido semanalmente (para os caos de internação) ou mensalmente (para os casos de clinica-dia e ambulatório), exclusivamente por um psiquiatra que fica como sua referência durante todo o seu processo de tratamento. O trabalho da psiquiatria nesta instituição é desenvolvido juntamente com a equipe interdisciplinar, com discussões frequentes dos casos, a fim de obter respostas ao tratamento e a estabilização do quadro psicopatológico do paciente o mais breve possível.

atendimento%20psiquiatrico_edited.jpg

ATIVIDADES FÍSICAS

Conduzida por profissional capacitada, que realiza atividades físicas de campo e academia. Promove diariamente a saúde física dos pacientes, de maneira dinâmica e singularizada, atendendo a todos os públicos e suas respectivas demandas especificas. A profissional realiza atividades de musculação, zumba, hidroginástica, ginastica localizada, alongamentos e gincanas.  A relação da saúde física e mental é vista como essencial no processo de tratamento dos pacientes, visando principalmente o resgate da autoestima, prevenção de outras patologias e a redução dos sintomas ansiosos e depressivos.

Image by Geert Pieters

EQUOTERAPIA

A Equoterapia é uma atividade terapêutica que utiliza o cavalo como recurso no tratamento físico e psíquico. Em nossa instituição, esta atividade tem ajudado na reabilitação dos usuários de substâncias psicoativas, bem como, na estabilização dos sintomas dos transtornos psíquicos graves. Temos uma equipe capacitada, a qual acolhe e auxilia no desenvolvimento do dinamismo dos praticantes. 

42108746_1255081021299599_14112644789509

MUSICOTERAPIA

Profissional com formação em musicoterapia, que atua na atenção ao paciente interno, realizando atividades grupais, com recursos instrumentais dentre outros. As atividades acontecem em departamento especifico criado apenas para este trabalho. Utiliza-se da música e os elementos sonoros como recurso terapêutico auxiliando nos diversos tratamentos dos transtornos depressivos, de ansiedade, compulsivos, cognitivos e outros.

_edited.jpg

TERAPIA EM REIKI

O reiki é uma terapia bioenergética que utiliza de técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, resultando benefícios ao organismo e à mente. Esta atividade auxilia no combate à insônia, redução da ansiedade e depressão, dores crônicas, redução da impulsividade, aumento do autocontrole, equilíbrio emocional e fortalecimento do sistema imunológico.

reiki.jpg

ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO

Os atendimentos fisioterápicos previnem e recuperam os pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano que demandam em nossa instituição. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

Atendimento%20fisioterapico_edited.jpg

ATIVIDADES NO TERRITÓRIO

Visando a ressocialização, a igualdade e o cuidado diferenciado, temos a proposta de promover atividades fora de nosso espaço físico através de passeios culturais ou de entretenimento, como por exemplo, museus, parques e cachoeiras. Mantemos os atendimentos e atividades grupais normalmente nestes dias, demonstrando as diversas possibilidades do acolhimento mental.

Image by Anthony Intraversato

COZINHA TERAPÊUTICA

A cozinha terapêutica tem como objetivo desenvolver a criatividade e inteligência do individuo através das receitas e experimentos (ingredientes, textura, sabores) sugeridos em cada atividade proposta. Além disto, são trabalhos pontos como a redução da ansiedade e estresse, o desenvolvimento pessoal, a autonomia, a higiene, o trabalho em coletivo (favorecendo também a comunicação e colaboração com o grupo) e a coordenação e consciência sensorial.

Image by Jason Briscoe

GRUPO MUSICAL DE EMPODERAMENTO FEMININO

O grupo surgiu com a proposta de empoderar e dar suporte às mulheres que já sofreram algum tipo de violência seja ela moral, psicológica, sexual, ou física, utilizando como recurso terapêutico, a arte musical ou poética desconstruindo falas e comportamentos machistas que causam quaisquer tipos de sofrimento, principalmente através de parodias. Este grupo foi idealizado juntamente com as clientes, e também visa como proposta, levar mensagens relacionadas ao cuidado mental e o atendimento humanizado dentro e fora de nossa instituição.

Image by Davids Kokainis

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

O papel do psicólogo no contexto da saúde mental, pode ser visto como um membro facilitador e como parte do processo de cuidado no sofrimento psíquico grave, dependência química e outros transtornos decorrentes ao uso de substâncias psicoativas. Os atendimentos individuais são realizados pelo menos uma vez na semana, no intuito de compreender o sofrimento do paciente e incentivá-lo a descobrir formas ativas para seu processo de recuperação. A metodologia mais usada nesse contexto é a psicoterapia breve que oferece ao sujeito, as primeiras ferramentas para mobilizar aspectos saudáveis da personalidade do mesmo, para que ele possa enfrentar a situação atual e passar pela crise, unindo pensamento à ação.

psicoterapia%20indivdual_edited.jpg

TERAPIA OCUPACIONAL

Temos duas profissionais graduadas e especializadas que realizam atividades semanalmente, promovendo a prevenção, tratamento e reabilitação dos pacientes portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras. O trabalho se desenvolve em atividades de grupo e atendimentos individuais, ofertando escuta qualificada e acolhimento empático.

two%20men%20talking_edited.jpg

ATENDIMENTO NUTRICIONAL

O serviço de nutrição realiza atendimentos individuais, bem como, realiza grupos educativos e mantem constante fiscalização da qualidade do cardápio institucional. Trata-se de um profissional extremamente capacitado para abordagens com pacientes de saúde mental, com olhar clínico para os principais transtornos alimentares.

atendimento%20nutricional_edited.jpg

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os servidores sociais atuam realizando atendimentos individuais com os nossos pacientes, realiza reuniões com familiares, orientando todo o processo de tratamento do mesmo, fazendo escuta das demandas e dando devolutivas pertinentes a cada caso. São profissionais facilitadores de grupos terapêuticos que trabalham o resgate da cidadania de cada paciente e leva informações pertinentes a reinserção dos mesmos.

assistencia-social.jpeg

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

O espaço de convivência é um espaço destinado para promover o convívio, inclusão e integração dos clientes, bem como a dimensão dos laços de relacionamentos sociais. Utilizamos deste espaço para cantarmos, jogarmos, assistirmos filmes juntos, cozinharmos, ouvirmos músicas, fazermos terapias e atividades artísticas, conversarmos e nos acolhermos.

Espa%C3%A7o%20de%20conviv%C3%AAncia_edit

HORTATERAPIA

A hortaterapia é uma atividade de grupo, conduzida pelo nosso nutricionista com o auxílio dos pacientes, que visa propor de maneira dinâmica e interativa os cuidados e manejos das plantas de forma sustentável, bases agroecológicas. Tem fundamento terapêutico desde a limpeza e preparação do espaço, plantação, cuidado diário e colheita dos alimentos.

Image by Anna Earl

PSICOTERAPIA EM GRUPO

Os grupos terapêuticos dentro desse serviço ocorrem a maior parte do tempo, sendo eles nas suas infinitas possibilidades e tendo a colaboração de todas as partes integrantes da equipe. São grupos variados que visam desde a elaboração de sentimentos e acolhimentos dos mesmos, psicoeducação sobre uso abusivo de substâncias psicoativos e as consequências disso, até a expressão desse sofrimento psíquico por meio da arte e do artesanato. Os grupos direcionam suas ações para a construção de cidadania, promoção de saúde, da autoestima e da interação do sujeito com a sociedade, usando como base o diálogo, o compartilhamento de experiências e a melhor adaptação na esfera pessoal e coletiva.

psicoterapia%20de%20grupo_edited.jpg

VENTOSATERAPIA

Criada a partir da acupuntura, a ventosaterapia pode tratar o indivíduo de forma global e melhorar o estado de saúde, mental, emocional dando mais equilíbrio aos pacientes. Hoje é uma terapia conhecida em diversos países do mundo.

ventosa.jpg